Corgi - Avro Lancaster B.III Special "T-Tommy": AA32628
Código: COR-AA32628

Corgi - Avro Lancaster B.III Special "T-Tommy": AA32628

Código: COR-AA32628

Avro Lancaster B.III Special, AJ-T
Avro Lancaster B.III Special - ED825/G, AJ-T "T for Tommy", 617 Sqn RAF - "Operation Chastise" - The "Dambusters" RAID, 16th / 17th May 1943
Modelo em edição limitada - 1100 unidades.
Escala 1:72.


Este é um modelo de coleção, não é um brinquedo, e não é recomendado para crianças com menos de 14 anos


 

R$1.345,82

Comprando R$520,00 em produtos - até 8X sem Juros - PagSeguro

OU
Calcular Frete

Descrição

Avro Lancaster B.III Special, AJ-T
Avro Lancaster B.III Special - ED825/G, AJ-T "T for Tommy", 617 Sqn RAF - "Operation Chastise" - The "Dambusters" RAID, 16th / 17th May 1943
Modelo em edição limitada - 1100 unidades.
Escala 1:72.

O início do ataque dos "Dambusters" dificilmente poderia ter sido mais desafiador para o Flt Ten Joe McCarthy e sua tripulação. O Lancaster designado apresentou um problema técnico imediatamente antes da decolagem, forçando-os a se transferir para o Lancaster reserva ED825/G AJ-T 'Tommy', antes de se juntar ao restante do Esquadrão No.617 rumo às grandes barragens do Vale do Ruhr.

Com as tripulações do recém-formado RAF No.617 Squadron agora informados sobre os alvos que estavam sendo enviados para atacar, os preparativos de ataque para o piloto americano "Flt Ten Joe McCarthy" e sua tripulação dificilmente poderiam ter sido mais desafiadores. Tendo praticado exaustivamente em sua aeronave habitual ED915/AJ-Q 'Queenie', a tripulação descobriu que seu Lancaster havia apresentado um problema técnico nos segundos imediatamente anteriores à decolagem para a "Operação Chastise", o audacioso ataque da RAF contra as poderosas barragens do Vale do Ruhr. O problema foi sério o suficiente para forçar a tripulação a abandonar a aeronave e se transferir para o Lancaster ED825/G AJ-T 'Tommy' reserva minutos antes da hora marcada para a decolagem. Sua nova aeronave finalmente deixou Scampton às 22h01 com destino ao alvo mais difícil de todo o ataque, a Barragem de Sorpe, que era protegida por um enorme banco de terra. Tendo praticado atacar alvos voando baixo, direto e nivelado em sua direção, eles teriam que largar sua mina de "Manutenção" de uma maneira completamente diferente. Voando baixo sobre a vila alemã de Langscheid, eles teriam que evitar o alto campanário da igreja da vila na incursão, antes de mergulhar abruptamente em uma altitude extremamente baixa para voar ao longo da parede da represa, deixando cair o "Upkeep" não giratório exatamente no meio do caminho. Esta abordagem de ataque provou ser tão difícil que o apontador de bombas da aeronave George Leonard 'Johnny' Johnson não conseguiu liberar a mina em nove incursões de ataque anteriores, no entanto, na décima e enquanto voava a pouco mais de 30 pés, o Lancaster estava perfeitamente alinhado. Johnson gritou: 'Bomba desaparecida!' pelo interfone, para grande alívio da tripulação da aeronave, com a mina explodindo exatamente no local pretendido, criando uma enorme rachadura na estrutura. Infelizmente para eles, o enorme banco de terra que sustentava a barragem de Sorpe manteve-se firme, mas exigiria extensas obras de reparação a serem realizadas nas semanas que se seguiram ao ataque.
O Lancaster ED825 chegou em segurança à RAF Scampton aproximadamente às 03h30 da manhã de 17 de maio de 1943, onde a tripulação descobriria que, embora o ataque tivesse sido um sucesso, os homens do Esquadrão No.617 pagaram um preço terrível. Dos 19 Lancasters que haviam deixado o campo de aviação apenas algumas horas antes, oito aeronaves e suas tripulações não retornaram. O apontador de bomba a bordo do Lancaster ED825/G AJ-T 'Tommy' durante seu ataque contra a barragem de Sorpe e o homem com a responsabilidade de liberar a mina 'Upkeep' da aeronave era George Leonard 'Johnny' Johnson. A menos que a aeronave estivesse na posição ideal para lançar a mina no alvo, Johnson não soltaria a arma, dizendo ao piloto para dar a volta e tentar novamente. Naquela noite fatídica, seriam necessárias dez passagens de ataque antes que ele ficasse feliz em liberar a mina e permitir que o piloto estabelecesse o curso para casa e seu lugar nos livros de história.
Aos 101 anos, George Leonard 'Johnny' Johnson foi o último aviador sobrevivente do ataque de Dambusters, mas infelizmente se juntou ao resto de seus camaradas no início de dezembro do ano passado. Todos os 133 heróis dos Dambusters agora estão reunidos novamente.

Licenças:
BAE SYSTEMS é uma marca registrada da BAE Systems plc.

Informações do Modelo:

  • Modelo na escala 1:72
  • Edição limitada: 1100
  • Envergadura: 430mm
  • Comprimento: 290mm
  • Acabamento: Pintura camuplada
  • Tripulação detalhada
  • Hélice com movimento
  • Turrets com movimento
  • Armamentos de defesa
  • Equipamento inferior para instalação

Este é um modelo de coleção, não é um brinquedo, e não é recomendado para crianças com menos de 14 anos

P/N: AA32628

Atendimento