R$444,65
OU
Descrição

Detalhes

Beutepanzer (Trophy Tank), Ucrânia 1943.
Beutepanzer, T34/76 Model 1943, Turret No. 222, Panzerjager Abteilung 128, 23rd Panzer Division, Eastern Front, Ukraine 1943
Modelo em edição limitada - 1000 unidades.
Escala 1:50.

Enquanto as forças armadas alemãs avançavam pela Europa durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial, eles já haviam demonstrado sua disposição de posicionar tanques capturados como parte de sua poderosa força panzer. Inicialmente colocando em campo um grande número de tanques Panzer 35(t) e 38(t) adquiridos após a ocupação da Tchecoslováquia, as vitórias sobre a Holanda, Bélgica e França trouxeram um novo suprimento de blindados capturados, com aqueles não destruídos ou classificados como inutilizáveis ​​colocados em serviço por seus novos proprietários.

A Operação Barbarossa e o ataque ao Leste trouxeram novas pressões sobre as forças panzer disponíveis, especialmente quando encontraram um novo desenho de tanque soviético, o T-34. Extremamente móvel, com boa proteção de blindagem e um canhão principal eficiente, o T-34 era mais do que páreo para qualquer coisa que os alemães tinham em serviço na época, mas problemas mecânicos e má organização do campo de batalha reduziram a eficácia desta excelente máquina. Os alemães ficaram tão impressionados com o T-34 que tentaram colocar as mãos em tantos exemplares úteis quanto puderam e até consideraram iniciar a produção geral do tanque em fábricas que haviam sido capturadas pelo avanço das tropas da Wehrmacht.

A máquina representada aqui foi usada em serviço contra seus antigos proprietários com a 23ª Divisão Panzer em 1943 e foi finalizada em um esquema de camuflagem disruptiva aplicado em campo com a intenção de ajudar o tanque a se misturar com o campo circundante onde o combate estava ocorrendo. Embora a operação de tanques inimigos capturados tenha se mostrado um acréscimo bem-vindo às fileiras das unidades Wehrmacht Panzer esgotadas, seu uso veio com uma série de dificuldades específicas e potencialmente desastrosas. Mesmo se suprimentos adequados de combustível, lubrificantes, peças sobressalentes e munição pudessem ser garantidos, as tripulações que operavam tanques inimigos capturados estavam na realidade sendo alvejadas por ambos os lados durante qualquer combate e, portanto, eram principalmente usadas no papel de apoio atrás do avanço principal.

A importância de aplicar insígnias nacionais superdimensionadas e altamente visíveis ajudou a evitar a possibilidade de ser atacado por unidades amigas, mas também tornou o tanque um alvo ainda mais tentador para unidades inimigas frustradas por sua captura. Significativamente, durante o corpo a corpo do combate, o perfil inconfundível de um T-34 soviético poderia fazer um comandante de tanque alemão inquieto atirar contra a máquina que se aproximava, quer ele notasse o Balkenkreuz pintado na torre ou não. O T-34 soviético deve ser considerado um dos tanques mais importantes da Segunda Guerra Mundial e, para o povo russo, passou a simbolizar seu desafio diante da agressão nazista e a determinação de lutar pela vitória total. Durante sua impressionante produção em tempo de guerra, o T-34 dobraria a espessura de sua blindagem, dobraria o poder de penetração de seu canhão e reduziria pela metade seus custos iniciais de produção. Em seu pico de produção, as fábricas soviéticas produziam cerca de 1.200 desses excelentes tanques todos os meses, significativamente mais do que os produzidos por seus invasores alemães

Informações do Modelo:

  • Modelo na escala 1:50
  • Edição limitada: 1000
  • Comprimento: 150mm

Este é um modelo de coleção, não é um brinquedo, e não é recomendado para crianças com menos de 14 anos

P/N: CC51606

© 2018 B52 Modelismo. Todos os direitos reservados.