Corgi - Boeing B-17G Flying Fortress "Milk Wagon": AA33321
Código: COR-AA33321

Corgi - Boeing B-17G Flying Fortress "Milk Wagon": AA33321

Código: COR-AA33321

Boeing B-17G Flying Fortress "Milk Wagon"
Modelo em edição limitada - 1400 unidades
Escala 1:72

R$1.276,47

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Descrição

Boeing B-17G Flying Fortress "Milk Wagon"
Modelo em edição limitada - 1400 unidades
Escala 1:72

O Boeing B-17G Flying Fortress, também conhecido como "Milk Wagon", acabaria estabelecendo um recorde para um Fortress no 447º Grupo de Bombardeio, pois acumulou nada menos que 129 missões sem sofrer um único aborto de missão devido a problemas mecânicos, uma prova não apenas para o força do B-17, mas também para as equipes de terra que o mantiveram no ar.

O aeródromo militar em Rattlesden em Suffolk foi construído para uso americano durante 1942 e foi classificado como um aeródromo padrão "A". Com três pistas de concreto e 50 pontos de resistência de aeronaves dispersos, foi inicialmente planejado para uso por bombardeiros Martin B-26 Marauder com dois motores, mas quando mais tarde se percebeu que essas aeronaves seriam mais adequadas voando de bases mais ao sul, Rattlesden tornou-se o lar dos B-17 que logo chegariam do 447º Grupo de Bombardeio.

A primeira missão de bombardeio realizada por aeronaves do 447º ocorreu na véspera de Natal de 1943, quando seus B-17 foram enviados para destruir um local suspeito de bomba voadora V-1 perto de Saint Omer, uma missão que daria o tom para alguns meses ocupados por vir.

Totalmente comprometido com a campanha em preparação para o Dia "D", o 447º seria enviado contra alvos como aeródromos, estações de triagem ferroviária, locais suspeitos de foguetes, bunker para submarinos (Submarine Pen) e instalações navais em toda a França, Bélgica e na própria Alemanha, intercaladas com outras unidades em ataques concentrados contra cidades alvo. No próprio Dia D, a unidade bombardeou os setores da cabeça de praia antes dos desembarques, seguindo aeronaves pioneiras para identificação do alvo, missões diárias em apoio a vários objetivos estratégicos, que incluíam a Batalha do Bulge e a Operação Varsity.

Eles voaram em sua missão de combate final em 21 de abril de 1945, visando um pátio de triagem em Ingolstadt na Alemanha e no verão do mesmo ano, todas as aeronaves aproveitáveis foram enviadas de volta para os EUA, onde o 708º Esquadrão de Bombardeiros foi desativado em 7 de novembro de 1945.

Uma das características mais duradouras das operações aéreas dos EUA na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial foi o uso de arte no nariz para adornar muitas de suas aeronaves de combate, uma prática geralmente desaprovada pela hierarquia da RAF, mas aparentemente ignorada por seus colegas americanos. Acredita-se que a adoção da arte do nariz tenha assumido muitas formas, desde ser um amuleto de boa sorte para a tripulação ou um aviso altamente visível aos pilotos de caça inimigos para deixá-los em paz, se souberem o que é bom para eles. Elas também podem ter sido uma simples lembrança de casa, que deve ter parecido tão distante durante os violentos combates aéreos nesta fase da guerra. Seja qual for o motivo para aplicá-lo, a prática garantiu que algumas dessas aeronaves e os homens que as pilotaram serão lembradas por muitas gerações.

O Boeing B-17G-70-BO número de série 43-37756 foi construído na fábrica da Boeing™ de Seattle no início da primavera de 1944 e entregue à USAAF em Dow Field, Maine, em 18 de maio do mesmo ano. Ela foi designada para o 708º Esquadrão de Bombardeiros, 447º Grupo de Bombardeiros e mais tarde voou para Rattlesden, Suffolk, Inglaterra, onde se juntaria ao restante de sua unidade já engajada em combate.

Voando em sua primeira missão de combate em 20 de junho de 1944, ela estaria no ar novamente no dia seguinte, desta vez em um ataque ao Big One - Berlin, nas mãos de uma tripulação diferente. Esta tripulação foi recentemente transferida para Rattlesden da 15ª Força Aérea, voando em missões de bombardeio de bases na Itália.

Como isso era bastante incomum para o pessoal da base, ao pousar de volta após a missão de Berlim, eles foram questionados por membros da equipe de terra como isso se compara a missões aéreas do lado oposto da Europa e eles responderam: Foi como um Milk Run™ , obviamente um pouco irônico, já que este era um coloquialismo para uma missão que não teve incidentes e que não causou baixas.

Esta observação improvisada permaneceria com esta Fortaleza Voadora em particular daquele ponto em diante e o 43-37756 beneficiaria mais tarde da adição de algumas obras de arte impressionantes e únicas. Ela seria adornada com uma vaca de desenho animado de aparência amigável e as palavras "Milk" e "Wagon" pintadas em ambos os lados.

Para cada missão voada com sucesso, uma nova garrafa de leite seria adicionada ao placar no nariz do bombardeiro, com as garrafas brancas pintadas sobre um fundo preto, para que pudessem ser vistas mais facilmente. Se a adição dessa arte no nariz tinha a intenção de trazer sorte à tripulação, essa foi uma jogada inteligente, já que o Milk Wagon™ foi definitivamente visto como uma aeronave de sorte. Ela acabaria estabelecendo um recorde para uma Fortaleza no 447º Grupo de Bombardeio, já que acumulou nada menos que 129 missões sem sofrer um único aborto devido a problemas mecânicos, prova não apenas da força do B-17, mas também do terreno e tripulações que a mantiveram no ar.

Após o fim das hostilidades, Milk Wagon foi levado de volta para os EUA e, apesar de seu impressionante histórico de guerra e arte distinta do nariz, foi enviado para Kingman Storage Depot 41 no deserto do Arizona para sucateamento, um destino que aguardava tantos ex-aviões militares do tempo de guerra.

Licenças:
B-17™ Produzido sob licença da Boeing.
Boeing, B-17 Flying Fortress, os logotipos distintivos da Boeing, marcações de produtos e identidade visual são marcas registradas da "The Boeing Company"

Informações do Modelo:

  • Modelo na escala 1:72
  • Edição limitada: 1400
  • Envergadura: 430mm
  • Altura do modelo: 70mm
  • Acabamento: Pintura
  • Tripulação detalhada
  • Hélice com movimento
  • Turrets com movimento
  • Armamentos de defesa
  • Abertura do compartimento de bombas
  • Equipamento inferior para instalação

Este é um modelo de coleção, não é um brinquedo, e não é recomendado para crianças com menos de 14 anos

P/N: AA33321

Atendimento