Corgi - P-51D Mustang "Detroit Miss": AA27707
Código: COR-AA27707

Corgi - P-51D Mustang "Detroit Miss": AA27707

Código: COR-AA27707

North American P-51D Mustang, 44-14733/CS-L ‘Detroit Miss’.
Modelo em edição limitada - 1000 unidades.
Escala 1:72

Descrição

North American P-51D Mustang, 44-14733/CS-L ‘Detroit Miss’.
Modelo em edição limitada - 1000 unidades.
Escala 1:72

Mustang P51D 'Detroit Miss'
Urban L. Drew e seu P-51D Mustang "Detroit Miss" lideram um voo de proteção de caça cobrindo um bombardeio de penetração profunda na Alemanha em 7 de outubro de 1944 e foi um dos únicos três pilotos da USAAF a encontrar o novo caça a jato Messerschmitt Me262 durante uma missão de combate em território inimigo. Em maio de 1983, Urban L. Drew foi premiado com a Cruz da Força Aérea, em reconhecimento ao seu serviço de guerra e status como um 'Ace' aéreo.

Já um piloto "Ace" no momento em que foi solicitado a liderar um voo de proteção de caça cobrindo um bombardeio de penetração profunda na Alemanha em 7 de outubro de 1944, Urban L. Drew também foi um dos três únicos pilotos da USAAF a encontrar o novo Messerschmitt Me262 caça a jato durante uma missão de combate em território inimigo. Como esta seria uma missão 'Ramrod', uma vez que os caças tivessem protegido os bombardeiros através da área-alvo, eles estavam livres para 'caçar' alvos de oportunidade e como um especialista em vôo de baixa altitude, Drew esperava que ele e seus P-51D Mustang 'Detroit Miss' encontraria um dos caças a jato da Luftwaffe novamente. Com os bombardeiros indo para casa e os Mustangs do 375º Esquadrão de Caça sobre Osnabrück, a mesma área onde Drew tinha visto um dos jatos alemães anteriormente, ele notou duas aeronaves incomuns se movendo no aeródromo de Achmer abaixo. Imediatamente colocando seu Mustang em um mergulho íngreme e empurrando o acelerador ao máximo, ele sabia que só teria uma chance de atirar nos jatos, porque uma vez que eles estivessem no ar, nem mesmo um Mustang com força total poderia pensar em pegar um. Enquanto ele corria em direção ao aeródromo a quase 450 mph e na altura das copas das árvores, o jato líder já estava no ar e a segunda aeronave havia iniciado sua corrida de decolagem, era tarde demais?

Determinado a não perder essa oportunidade, Drew voou direto ao longo da linha da pista de Achmer e esperou até que este segundo jato enchesse sua mira antes de disparar todas as seis metralhadoras calibre 0,50 em sua fuselagem. O Messerschmitt não fez uma ação evasiva e explodiu em uma bola de fogo, cobrindo ‘Detroit Miss’ com detritos, já que o Mustang de Drew não teve outra opção a não ser voar direto pela explosão, usando toda sua experiência para não perder o controle. Com sua aeronave ainda responsiva, ele imediatamente procurou o jato líder, que agora devia estar ganhando velocidade e já poderia estar fora de alcance. Avistando-o à distância, ele o perseguiu, mas já estava começando a superar seu Mustang, ele ia precisar de um pouco de sorte.

Inexplicavelmente, o piloto do Messerschmitt desistiu de sua vantagem de velocidade e começou a virar, possivelmente tentando enfrentar seu atacante, ou simplesmente cometendo um erro fatal de julgamento. Apesar do alcance e enquanto puxava uma curva de "G" alto, Drew disparou um tiro de deflexão perfeito com todas as armas em punho, mirando bem à frente do jato da Luftwaffe, que voou para a chuva de balas. A capota do jato se soltou quando o piloto tentou escapar, virou de costas e caiu no chão, Ben Drew e sua 'Detroit Miss' acabaram de destruir dois dos incríveis novos caças da Luftwaffe em questão de segundos. A essa altura, os artilheiros antiaéreos do aeródromo de Achmer haviam entrado em ação e eram extremamente proficientes em seu trabalho. Com suas armas bem treinadas agora mirando no Mustang de nariz amarelo de Drew, era hora de chegar o mais longe possível, o mais rápido possível. Permanecendo em baixa altitude e usando as árvores como cobertura, Drew manteve a potência total e tentou colocar a maior distância possível entre seu Mustang e a cena de sua famosa vitória a jato duplo.

Quando ele voltou à base, a notícia de seu duplo sucesso já havia começado a circular e havia uma grande multidão ao redor da Detroit Miss enquanto ela taxiava. Naquela época, a 8ª Força Aérea começou a introduzir o uso de filme colorido em câmeras de armas de caça, mas seu uso vinha se mostrando um tanto problemático. O novo filme colorido estava sendo usado para esta missão, mas como o chefe da equipe de Drew removeu a embalagem do filme de Detroit Miss, esperando que os eventos do dia produzissem algumas imagens únicas para o departamento de publicidade dos EUA, eles ficaram desapontados - o filme havia encravado mais uma vez e nenhum frame foi exposto. Na verdade, nenhum dos caças carregados com filme colorido para aquela missão voltou com filme exposto. Com o incidente claramente sendo de grande interesse para os planejadores militares, o relato de Drew sobre a missão foi minuciosamente estudado e apenas alguns dias depois, as vitórias foram confirmadas por ordens diretas do próprio general Jimmy Doolittle.

Sem a evidência do filme da câmera da arma, Drew nunca soube realmente se essa confirmação era simplesmente para fins de moral da Oitava Força Aérea, ou se o General estava a par de informações secretas, mas qualquer que fosse o caso, ele estava feliz por ser um dos poucos aliados pilotos da guerra para obter vitórias sobre o novo caça a jato alemão e um dos dois únicos pilotos da USAAF a atacar dois jatos em uma única missão. Muitos anos depois, uma historiadora militar estava investigando a fascinante história dessa vitória de jato duplo e decidiu tentar corroborar detalhes da alegação de vitória em combate. Entrando em contato com funcionários do Escritório Alemão de Registros de Guerra, ela esperava localizar qualquer ex-funcionário da Luftwaffe que pudesse estar no aeródromo de Achmer no dia em que Drew e sua Detroit Miss fizeram o ataque e, incrivelmente, ela estava com sorte. O piloto ás da vitória de setenta e oito Oberleutnant Georg-Peter Eder estava voando Messerschmitt Me 262 jests com Kommando Nowotney em Achmer no dia do ataque e foi capaz de dar uma perspectiva alemã dos eventos. Com os novos jatos alemães provando ser uma revelação, foi, no entanto, um desafio introduzir esta nova tecnologia naquela fase da guerra, aeronaves de teste de voo e pilotos de treinamento sob ataques aéreos inimigos quase diários. O dia 7 de outubro estava programado para ser um dia significativo para a Luftwaffe e seu Messerschmitt Me 262, pois neste dia, o Kommando Nowotney finalmente esperava levar o novo jato contra o inimigo em algo próximo da força da unidade pela primeira vez. O piloto ás Eder deveria participar deste ataque de força total no último ataque da USAAF sobre a Alemanha, mas ao taxiar sua aeronave para a pista, ocorreu um problema técnico e ele foi forçado a retornar ao hangar para verificação.

De pé na asa de seu caça conversando com seu chefe de tripulação, ambos foram alertados pelo som de um caça American Mustang gritando baixo sobre o limite do aeródromo e atirando nos jatos que estavam decolando. Eder foi capaz de confirmar que dois de seus companheiros foram abatidos pelo Mustang de voo agressivo e, embora não pudesse confirmar definitivamente a identidade do caça americano, ele confirmou que era um Mustang com o nariz amarelo. Essa nova informação, combinada com o relatório de combate de Drew apresentado na época, foi suficiente para convencer os oficiais militares dos EUA de que o ataque duplo a jatos reivindicado por Drew em 7 de outubro de 1944 era válido e finalmente confirmou oficialmente as vitórias. Em maio de 1983, Urban L. Drew foi premiado com a Cruz da Força Aérea, em reconhecimento ao seu serviço de guerra e status como um 'Ace' aéreo.

Produzido sob licença:
P-51 TM Produzido sob licença da Boeing. Boeing.
P-51 Mustang, os logotipos distintos da Boeing, marcas de produtos e identidade visual são marcas registradas da The Boeing Company

Informações do Modelo:

  • Modelo na escala 1:72
  • Edição limitada: 1000
  • Envergadura: 155mm
  • Comprimento do modelo: 126mm
  • Altura do modelo: 60mm
  • Acabamento: Pintura, Prata com nariz Aamarelo
  • Tripulação detalhada
  • Hélice com movimento
  • Equipamento inferior para instalação

Este é um modelo de coleção, não é um brinquedo, e não é recomendado para crianças com menos de 14 anos

P/N: AA27707

Atendimento