Corgi - Supermarine Spitfire T.9 TE308 "Grey Nurse": AA29201
Código: COR-AA29201

Corgi - Supermarine Spitfire T.9 TE308 "Grey Nurse": AA29201

Código: COR-AA29201

Supermarine Spitfire T.9 TE308 "Grey Nurse"
T.9 TE308, Biggin Hill Heritage Hangar - Supermarine Spitfire "Grey Nurse"
Escala 1:72

R$436,52

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Descrição

Supermarine Spitfire T.9 TE308 "Grey Nurse"
T.9 TE308, Biggin Hill Heritage Hangar - Supermarine Spitfire "Grey Nurse"
Escala 1:72

Supermarine Spitfire T.9 TE308 (G-AWGB) concluído como A58-606 'Grey Nurse' Sharkmouth, operado pelo Biggin Hill Heritage Hangar.

Como um dos caças de maior sucesso da Segunda Guerra Mundial e que foi produzido em grande número, pode ser um pouco surpreendente saber que o Supermarine Spitfire não foi produzido em uma variante de treinamento de dois lugares durante a guerra, o que significa que os pilotos direcionados para esta máquina incrível fariam o seu primeiro vôo no Spitfire como seu primeiro solo. A empresa Vickers Supermarine propôs o desenvolvimento de uma variante de dois assentos do Spitfire para oficiais do Ministério da Aeronáutica já em 1941, mas como não havia apoio oficial para o projeto na época, eles simplesmente retornaram ao desenvolvimento de caças monomotores.
Assim que a guerra terminou, começaram a circular histórias de projetos Spitfire de dois assentos modificados não oficialmente, sendo os produzidos pela Força Aérea Soviética talvez os mais significativos. A Grã-Bretanha acabaria por fornecer à Rússia mais de 1000 Spitfires e descobriu-se que eles realmente converteram vários Spitfires para uma configuração de dois assentos, no entanto, em vez de mover o cockpit dianteiro ligeiramente para a frente como o Vickers Supermarine faria mais tarde, os russos optaram por simplesmente adicionar um segundo cockpit atrás do existente, usando uma seção mais estreita da fuselagem. Tornando essas aeronaves extremamente distintas, isso também deve ter criado um ambiente de trabalho bastante claustrofóbico para o segundo piloto.
Com esta informação em mãos, a Vickers Supermarine reviveu seu interesse em produzir um Spitfire de dois lugares como um empreendimento privado e, em 1946, selecionou uma fuselagem do Spitfire Mk.VIII como sua aeronave doadora. De fato, um dos fatos mais interessantes sobre a variante do Spitfire de dois assentos é que não existe um treinador Spitfire T.9 de nova construção, porque cada exemplar foi originalmente fabricado como um caça de assento único.
Uma espécie de fenômeno pós-guerra, o Spitfire de dois lugares atraiu vários operadores militares ao longo dos anos, incluindo o Irish Air Corps, no entanto, é durante a era da restauração de pássaros de guerra e mais especificamente nas últimas duas décadas que a popularidade do "Spitfires made for two" realmente se estabeleceu. Provavelmente a aeronave mais famosa de todos os tempos, a capacidade de se gabar de ter voado em um Spitfire costumava ser reservada a pilotos talentosos e extremamente afortunados, no entanto, como agora eles tinham a oportunidade de transportar um passageiro, a chance de voar em um Spitfire agora estava aberta a qualquer pessoa e não havia fim de pessoas desesperadas para ter uma experiência de vôo no Spitfire.
Hoje em dia, oferecer experiências de voos de Spitfire tornou-se um negócio extremamente lucrativo, a ponto de, apenas alguns anos atrás, quase todos os Spitfire em restauração serem convertidos para o padrão T.9 ou Spitfire de dois lugares. Essas aeronaves agora são muito apreciadas por si só, aparecendo regularmente em shows aéreos, além de operar em todas as condições climáticas, exceto nas mais adversas, levando seu último passageiro sortudo em seu voo de experiência Spitfire. Esses Spitfires feitos para dois mantêm e até aprimoram o legado desse magnífico avião, chamando a atenção de uma nova geração de aficionados do Spitfire para o clássico caça de RJ Mitchell.
O Supermarine Spitfire TE307 foi originalmente construído como uma variante do caça Mk.IXe em 1945, mas devido ao fim da guerra na Europa, foi imediatamente armazenado, onde permaneceria pelos próximos cinco anos. Ele foi então selecionado como uma estrutura de conversão para o padrão de treinamento T.9, inicialmente destinada ao serviço na Força Aérea Egípcia, mas quando a venda fracassou, embarcou em uma carreira de serviço voando no Irish Air Corps. Após a aposentadoria e alienação, ele seria usado durante as filmagens do famoso filme "A Batalha da Grã-Bretanha", antes de passar para propriedade privada e passar períodos com diferentes proprietários na França, Canadá e Estados Unidos nas próximas décadas. Mais tarde, ele seria comprado pela Warbird Experiences em Biggin Hill e retornaria aos céus britânicos naquela época usando o famoso esquema de caça padrão da RAF durante a guerra, no entanto, ele estava prestes a assumir uma personalidade muito diferente.
Em um desenvolvimento que viu esta aeronave se tornar um dos Spitfires de aeronavegabilidade mais distintos do mundo hoje, o TE307 recebeu um novo esquema inteligente em homenagem aos caças pilotados pelos homens do No.457 Squadron Royal Australian Air Force durante a Segunda Guerra Mundial. Com cada uma de suas aeronaves se beneficiando da aplicação de bocas de tubarão de aparência sinistra sob a capota do motor, a unidade era conhecida como Esquadrão 'Grey Nurse' e o Spitfire TE307 agora carrega o registro A58-606 e os códigos ZP-W em homenagem ao Esquadrão Líder Bruce Watson, que voou com esta unidade.

Se você deseja voar em um dos Spitfires mais distintos do mundo hoje, você precisa entrar em contato com nossos amigos no Biggin Hill Heritage Hangar e entrar na longa fila de pessoas que esperam ter essa experiência única de aviação.

BAE SYSTEMS é uma marca registrada da BAE Systems plc.

Informações do Modelo:

  • Modelo na escala 1:72
  • Envergadura: 140mm
  • Comprimento do modelo: 126mm
  • Altura do modelo: 60mm
  • Acabamento: Pintura
  • Tripulação detalhada
  • Hélices com movimento
  • Equipamento inferior para instalação

Este é um modelo de coleção, não é um brinquedo, e não é recomendado para crianças com menos de 14 anos

P/N: AA29201

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