Descrição
Locomotiva Diesel Classe BB 669216 SNCF.
Locomotiva Classe BB 669216 SNCF, com pintura em amarelo.
Modelo na escala HO
Após a eletrificação das linhas de alto tráfego, a SNCF continuou a modernizar sua rede, substituindo locomotivas a vapor por locomotivas a diesel.
Em 1958, a SNCF iniciou a construção de uma série de 318 máquinas diesel-elétricas de média potência, adequadas para operação de várias unidades para a tração de trens de carga e passageiros. O projeto dessas máquinas é simples, com uma única cabine do maquinista emoldurada por uma tampa estendida na frente do conjunto motor-gerador e uma tampa curta na parte traseira. A forma característica do teto da cabine se deve à instalação de silenciadores no teto. Inicialmente designado 040 DG, depois renomeado BB 66000 a partir de janeiro de 1962.
Existem três versões dessas locomotivas:
BB 66001 a BB 66040, originalmente com passadiço, sua velocidade original era limitada a 105 km/h e depois aumentada para 120 km/h.
BB 66041 a BB 66188
BB 66189 a BB 66318
Para lidar com sua frota envelhecida de locomotivas a diesel usadas para puxar trens de carga, a SNCF modernizou suas robustas locomotivas BB 66000 de 2005 até o final de 2009, em vez de encomendar novas. Esta modernização diz respeito apenas a 91 máquinas do terceiro lote (BB 66189 a BB 66318), e inclui a instalação de um novo motor diesel MTU de 1040 kW, mais económico e menos poluente.
As locomotivas de carga modernizadas receberam a mesma pintura verde-branca e cinza das BB 66400/69400, enquanto as locomotivas INFRA receberam uma pintura azul e, gradualmente, a nova pintura amarela INFRA. Os modelos modernizados receberam matriculas "BB x69xxx", com os três últimos algarismos da matrícula original aos quais se acrescenta o prefixo "4" ou "6" de acordo com a atividade a que estão vinculados ("4" para o atividade FRET ou "6" para a atividade INFRA responsável pela manutenção da via e infraestrutura).
A capacidade do tanque de combustível é de 3.000 litros, o alcance é de cerca de 1.000 km. A massa é de 72 toneladas, o comprimento é de 14,898 m, o raio mínimo de curva é de 80 m, a velocidade máxima em serviço é de 120 km/h.
No final de setembro de 2019, 64 das 91 máquinas modernizadas permanecem em serviço, utilizadas principalmente pela atividade INFRA. A BB 69216 entrou em serviço em 28 de novembro de 1965 sob a matrícula BB 66216, renumerada em 11 de junho de 2005 para BB 469216. Esta locomotiva é administrada pelo STF (Supervision technique de flotte) Infrarail de Chalindrey (SLI).
Especificações do modelo:
- Escala: HO (1:87)
- Operador (Ferrovia): SNCF Infra, França
- Período: VI (2007 - Atual)
Características do modelo:
- Padrão da Tomada DCC: soquete de 18 pin (NEM 662) - DCC Opcional.
- Acabamento: Plástico, em amarelo e inscrição "Infra"
- Raio Mínimo de Curva: 356,5 mm (HO)
- Chassi em Metal
- Luzes Direcionais
- Motor de 5 Polos
- Flywheel (s)
- Engate: NEM (alça)
P/N: HJ2393