Descrição
Diesel Railcars RGP II X 2712, SNCF
Railcars RGP II Class X 2712 e Trailer XR 7714, SNCF
Modelo na escala HO
Diesel railcars RGP II Class X 2712 e Trailer XR 7714, com pintura verde / bege.
Projetados pela DEA (Division de Etudes Autorails) da SNCF, os RGP 2 (Rames à Grand Parcours bimoteur) são equipados com 2 motores Renault "type 517" desenvolvendo 300 HP a 1500 rpm, o mesmo tipo de motor que também é encontrado nos carros "X 3800" e "X 2400".
Construídos em 20 exemplares de 1954 a 1955, os RGP2 são compostos por um carro motorizado "X 2700" e um reboque "XR 7700" equipado com cabine para o maquinista, constituindo o conjunto uma unidade inconparável em serviço normal. O RGP2 pode ser acoplado entre si e com o RGP1. Eles recebem uma pintura característica em verde oliva e creme, bem diferente da pintura vermelha e creme dos demais carros entregues, o que lhes valerá o apelido de "green lizards".
Rápidos e confortáveis, os RGP2 são utilizados em ligações diretas entre grandes cidades em rotas longas, e em algumas ligações internacionais para Genebra, Cerbere ou Frankfurt. Menos rápidos que os RGP1 monomotores, que se beneficiaram do progresso nas áreas de motorização (motor diesel MGO de 825 HP) e transmissões, os RGP2 perderam lentamente sua função em muitos trens de longa distância, em benefício apenas dos RGP1. Os RGP2 foram gradualmente reagrupados em Bordéus e atribuídos a serviços regionais de menor prestígio, antes de serem retirados do serviço comercial em 1986.
Destaques e funcionalidades:
- Motor de 5 pólos com volante incluído no carro motorizado. Motorização compacta, escondida sob o layout interior.
- Eixos com o perfil original da roda
- A iluminação interior do carro motorizado (X 2700) e do trailer (XR 7700), pode ser controlada em modo digital se equipado com um decodificador digital (DCC vendido separadamente)
- Todas as luzes dianteiras e traseiras (LED branco quente e LED vermelho) são ligadas de acordo com a direção de deslocamento no modo analógico, as luzes dianteiras e traseiras podem ser ligadas independentemente no modo digital se equipadas com um decodificador digital (DCC vendido separadamente)
- Mecanismo de engate curto na parte traseira do carro e em ambas as extremidades do reboque
- Caixas de acoplamento "NEM 362" em ambas as extremidades da unidade de potência e do reboque
- Conectores de interface digital MTC de 21 pinos (NEM 660) instalados na unidade de energia e no trailer
- Todas as peças são pré-instaladas. A extremidade dianteira da unidade de potência está equipada com um acoplamento de parafuso falso e mangueiras de linha de freio
- A extremidade do reboque, no lado da cabine do maquinista, pode ser equipada com fole para conexão a outro engate do vagão X 2700
Especificações do modelo:
- Escala: HO (1:87)
- Operador (Ferrovia): SNCF, França
- Período: III - IV (1949 - 1990)
Características do modelo:
- Padrão da Tomada DCC: soquete 21-pin (NEM 660) - DCC Opcional.
- Acabamento: Pintura, em verde e bege.
- Raio Mínimo de Curva: 356,5 mm (HO)
- Comprimento da Composição: 605 mm
- Luzes Internas Operacionais
- Luzes Direcionais
- Motor de 5 Polos
- Flywheel (s)
- Engate: NEM 362, mecanismo "Close Coupler"
P/N: HJ2420