Descrição
FEF-3 Locomotiva a Vapor UP "Freight Version", #838
FEF-3 em versão de transporte de carga, com pintura de acabamento fosco e detalhes metálicos na cor "grafite"
Modelo na escala N
A Union Pacific FEF (Four Eight Four), junto com o GS-4, é um dos mais reconhecíveis protótipos de locomotivas a vapor dos EUA, ainda em operação hoje.
A série FEF-3 de locomotivas a vapor foi entregue em 1944 e foi a última locomotiva a vapor, e uma das maiores, entregue para uso da Union Pacific. Operado exclusivamente pela Union Pacific, as FEF’s foram destinadas, principalmente, para ser locomotivas de passageiros, mas a grande frota diesel da UP disponível levou as FEF’s para trabalhar no transporte secundário de passageiros e serviço de frete rápido.
Mecanicamente não existe diferença entre as versões para transporte de carga (Freight Version) ou de passageiros (Passenger Version); sua versatilidade fez da FEF-3 uma excelente locomotiva multiuso.
Hoje, a # 838 é uma de apenas quatro locomotivas a vapor FEF sobreviventes dividindo sua "casa" com a #844 em Chayenne, Wyoming.
Informações do Modelo:
A Kato N Scale FEF-3 segue os passos de seu primo Southern Pacific 4-8-4, refinando o conceito básico de uma alta potência, locomotiva a vapor flexível que é facilmente atualizável para DCC. Um motor “coreless” com “flywheels” pesadas proporconam um torque elevado, alta aderência de tração que assegura a pressão constante e consistente espalhados pelos principais impulsionadores.
Outro benefício do sistema de motor “coreless” é a voltagem de partida extremamente baixa, dando a locomotiva velocidades assustadoramente lentas, que permitirão aos modelistas apreciar o arranjo complexo de movimento das hastes laterais que tornam a operação de vapor tão emocionante.
Especificações do modelo (em inglês):
- FEF-3: Semi-modern appearance is appropriate for modern layouts behind UP Excursion trains as well as historical layouts operating freight and UP passenger services.
- FEF-3: New coreless motor design with dual brass flywheels for silky-smooth performance at all speeds, even slow crawls.
- FEF-3: Special cross-braced shock absorbers equalize the pressure on the locomotive drivers to maximize traction.
- FEF-3: Illuminated headlight and locomotive numberboards. The FEF tender does not have operational lights, but lighting kits are available for the special Water Tender cars (sold separately)
- FEF-3: DCC friendly design, allowing for easy drop-in installation of DCC. This locomotive is also available with DCC pre-installed from Kato USA!
- Water Tenders: Can be upgraded with an optional light board to illuminate marker lights in either direction (sold separately)
- Water Tenders: The separate "Flag" plate will be prototypically applied to the Jim Adams Car.
- 11" (282mm) Minimum turning radius on ground level track, 15" (381mm) Minimum turning radius on Viaduct track.
- All detail parts installed
P/N: 126-0402